Páginas

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Mais do que bem decorada, uma casa harmonizada!

Podemos ter uma casa muito bem localizada, solarenga, arejada, decorada nos tons que mais gostamos e com móveis de sonho e, ainda assim, nos sentirmos desconfortáveis.

Mais do que aquilo que vemos, é necessário reflectirmos sobre aquilo que sentimos. É neste sentido que muitos decoradores modernos têm em conta o FengShui nos seus trabalhos.
O FengShui tem origem chinesa. Os mestres chineses perceberam que cada matéria tem uma vibração própria, que cada espaço tem a sua energia e que a mesma deve ser respeitada. Desta forma, traçaram formas de harmonização dos ambientes para potenciar as energias positivas e neutralizar as energias negativas.
Cada ambiente corresponde a uma área da nossa vida, como tal, se estivermos desalinhados com a energia de um determinado espaço, iremos ter repercussões negativas nas nossas próprias vidas.
Para colocarmos o FengShui em prática temos o Baguá, que funciona como uma bússola. Vamos fazer coincidir a zona da Porta principal da Casa (no caso de serem duas, utilizar a que é mais usada) com a zona do trabalho no Baguá e cada área da casa irá corresponder a uma área do Baguá.
Para harmonizar os espaços de acordo com o Baguá, devemos ter objectos que nos transportem para essas vibrações, que nos façam lembrar dos mesmos e que tenham materiais dos elementos (fogo, água, ar, terra) representativos de cada área.

Trabalho
Cores: Preto, Azul
Elemento: Água
Sugestões: Como o elemento representativo é a água, o ideal será ter uma imagem de um rio ou uma cascata que represente o curso de vida e que nos guie para o resto da casa. Objectos decorativos pretos ou azuis são os mais indicados, por exemplo, tapetes.
Ajuda e Viagens
Cores: Branco, Prata
Elemento: Metal
Sugestões: Objectos prateados ou dourados devem marcar presença neste espaço. Está área representa também as Viagens, para atrair essa energia para a sua vida, é aconselhável a presença de fotografias ou objectos comprados em viagens anteriores ou até oferecidos.
Criatividade
Cores: Branco, Tons Pastéis
Elemento: Metal
Sugestões: Aqui, fazem sentido objectos diferentes, extravagantes ou até feitos pela pessoa que habita a casa.
Relacionamentos
Cores: Vermelho, Rosa
Elemento: Terra
Sugestões: É importante que os objectos neste espaço estejam emparelhados, por exemplo, dois candeeiros iguais, dois espelhos, dois bibelôs, etc. Um papel de parede ou até um cortinados vermelhos vão transmitir uma energia forte neste sentido e fazer-nos sentir esta mesma vontade de acção.
Reputação
Cores: Vermelho
Elemento: Fogo
Sugestões: O Fogão é, em qualquer casa, objecto mais marcado pelo elemento fogo. Se a cozinha ficar nesta área da vida, a sua presença será suficiente para marcar este elemento. É importante perceber que nunca devemos representar em demasia um determinado elemento, para não pecarmos por excesso. Se não for esse o caso, podemos apostar em tons encarnados e outros elementos que representem a fama e que nos recordem os sucessos pessoais a nível social já alcançados.
Sucesso
Cores: Dourado, Lilás
Elemento: Fogo
Sugestões: Esta área representa a área da prosperidade e do dinheiro. Objectos caros e luxuosos são ouro sobre azul neste espaço. No entanto, se não for possível, objectos dourados que nos lembrem fortuna vão atrair mais sucesso para a nossa vida. A cor lilás é, igualmente, uma cor de sorte.
Família e Amigos
Cores: Verde, Marron
Elemento: Terra
Sugestões: Aconselhável ter plantas, objectos de madeira, fotografias actuais em família ou com amigos próximos (sobretudo, de momentos alegres).
Educação e Espiritualidade
Cores: Azul
Elemento: Terra
Sugestões: Esta é a zona, por excelência para ter um escritório ou uma área de estudo. Estantes com livros são, por isso, bem-vindas. A área das tecnologias (televisões, computadores, aparelhagens, etc.) está em harmonia neste espaço. Para os mais crentes, imagens religiosas aqui farão todo o sentido.


Saber que cada área tem uma energia e que a mesma deve estar de acordo com a decoração é vital, porém, existem outros objectos que, independentemente da divisão da casa, detêm um exponencial energético. Estes objectos são catalisadores de energia e, por essa razão, devem estar bem direccionados.
Espelhos: Devem estar de frente para as janelas ou para a Porta de entrada. No caso das janelas, não só irão ampliar a luz como reflectir a energia do exterior para o exterior novamente. No caso da porta da entrada, irão reflectir a energia de quem entra de volta para essa pessoa, não influenciando a sua casa. Nunca devem estar de frente para a cama.
Espanta-Espíritos: Ideias para ter perto de Janelas que façam corrente de ar ou perto da Porta Principal.
Tampo da Sanita: Deve estar sempre fechado. Uma vez aberto irá levar consigo as energias da casa.
Lixo e desarrumação: Como é óbvio transmitem energias estagnadas e influenciam um estado de espírito negativo o que atraí, por consequência, mais desarrumação e caos interior. Um espelho a reflectir desarrumação será altamente danoso ao duplicar esta imagem.

Ficaram aqui algumas dicas, embora existam muitas mais. O essencial é sentirmo-nos bem na nossa casa, pois é lá que passamos boa parte das nossas vidas. Se nos sentirmos bem em casa, com certeza vamos sair e regressar a casa mais motivados e alegres. A decoração do espaço de acordo com o FengShui não precisa de ser seguida na íntegra, esta não é uma ciência exacta, a intuição tem aqui, como na vida em geral, um papel muito importante na nossa felicidade.
Espero que as nossas Gulosas tenham ficado entusiasmadas com o FengShui!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Yummy Cupcake